O que são Tokens Fungíveis e Não Fungíveis?


HodlX Visitor Publish Envie sua postagem

No mundo das criptomoedas, o número de tokens está aumentando gradualmente quase todos os dias. De acordo com Statista, havia mais de 4.000 criptomoedas no início de 2021.

UMA criptomoeda é uma moeda convencional que usamos para fazer ou receber pagamentos no blockchain. Os tokens criptográficos representam um ativo fungível e negociável distinto ou um utilitário criado por uma oferta inicial de moeda.

Existem dois tipos fundamentais de tokens criptográficos fungível e não fungível.

O que são tokens fungíveis e não fungíveis?

As criptomoedas fungíveis constituem a maioria dos tokens no mercado hoje. Tokens fungíveis são ativos digitais configurados de forma que cada token (ou fragmento do token) seja equivalente ao próximo.

Fungibilidade é uma característica vista em Dinheiro Fiduciário. Por exemplo, uma nota de $ 20 pode ser trocada por qualquer outra nota de $ 20 ou até mesmo frações dela. Mesmo quando não pode ser uma nota absoluta de $ 20, pode ser em múltiplos de $ 5 notas ou até menos com o complete igual a $ 20.

Por outro lado, um Bitcoin é igual a um Bitcoin e seu valor não é diferente de nenhum outro Bitcoin. É por isso que a fungibilidade é very important para o conceito de moeda, independentemente de ser uma moeda criptográfica ou fiduciária.

Assim como uma moeda fiduciária pode vir em bits, metade de um Bitcoin também pode ser trocada por outra metade sem perder sua essência, apesar de serem metades de moedas diferentes.

No caso de não fungível tokens (NFTs), eles são projetados para serem especiais. Esses tokens geralmente representam itens colecionáveis ​​exclusivos. Gemas preciosas como diamantes vêm em diferentes tamanhos, formas, graus e cortes.

Por esse motivo, torna-se difícil atribuir o mesmo valor a quaisquer dois diamantes. Um diamante específico pode ser uma gema única que não pode ser igualada a nenhum outro diamante em qualquer parte do mundo.

CryptoKitties são bons exemplos de tokens não fungíveis. Eles são provavelmente os exemplos mais conhecidos de itens colecionáveis tokens não fungíveis.

Assim como sabemos no caso dos diamantes, cada CryptoKitty é um token único e, dependendo de seu estilo e pedigree, geralmente vale muito dinheiro. O fato de não haver dois CryptoKitties iguais faz com que seu valor varie substancialmente.

É altamente impossível dividir um CryptoKitty ou qualquer outro token não fungível em partes mais simples ou trocá-los por outros. Da mesma forma, eles não podem ser remontados de nenhuma forma para criar um novo CryptoKitty igualmente valioso, ao contrário de ativos fungíveis como Bitcoin ou ouro.

Importância de tokens fungíveis e não fungíveis

Tokens e moedas para fins de câmbio tendem a ganhar mais valor por sua fungibilidade. Se um moeda é amplamente considerado e aceito, mais pessoas estarão dispostas a usá-lo como meio de troca. Isso também aumenta seu valor e valor. Para tornar os pagamentos um recurso de qualquer token, ele deve ser fungível.

Os tokens não fungíveis são amplamente utilizados em aplicativos descentralizados, como cripto-colecionáveis ​​ou cripto-jogos. Eles podem representar certificados de qualquer tipo, como carteira de motorista, títulos acadêmicos e outros certificados educacionais.

Eles podem ser usados ​​como chaves, passes, identidades, testamentos, direitos de voto, ingressos e qualquer tipo de direito de acesso, programas de fidelidade, direitos autorais, rastreamento da cadeia de suprimentos, dados médicos, licenças de software program e garantias, entre outros.

Os tokens não fungíveis aumentam a tokenização de todos os tipos de ativos, sejam digitais ou reais. Este ato de tokenização confere mais liquidez aos ativos para os investidores. Eles encontram uma boa utilização em investimentos exclusivos que podem ser vinculados a objetos físicos, como obras de arte exclusivas, imóveis ou quaisquer outros ativos e títulos do mundo actual.

Você também pode usar tokens não fungíveis para possuir bens fracionados que não poderiam ser facilmente divisíveis, como imóveis, obras de arte ou outros memorabilia. No caso de edifícios, a tokenização pode conferir títulos de propriedade simples de uma parte do imóvel.

Novamente, outros tokens podem permitir vantagens especiais, como direitos de acesso. Os tokens não fungíveis também se tornaram de interesse potencial na arte digital, uma vez que podem ser úteis para comprovar proveniência, autenticidade e propriedade.

Como eles afetam positivamente o futuro do blockchain, respectivamente

Como tokens fungíveis, o Bitcoin e outras criptomoedas sem dúvida encontraram usos proeminentes para a tecnologia blockchain. Mas fica mais interessante quando você percebe que pode usar blockchains para armazenar tokens não fungíveis.

Blockchain permite que tokens não fungíveis armazenem ou apontem para informações que são indivisíveis, possuem propriedades únicas e não são intercambiáveis. Os CryptoKitties estão demonstrando a viabilidade de negociação e troca perfeitamente consistentes de ativos digitais em um blockchain.

A mania dos CryptoKitties period um padrão emergente para tokens não fungíveis na plataforma Ethereum Proposta de implementação de Ethereum 721, no início de 2018. Ela acabou ganhando confirmação e complete suporte como um padrão Ethereum ERC-721 oficial.

O padrão agora amadureceu a ponto de impulsionar mais inovação para criar uma estrutura de regras, bibliotecas e convenções para certificados digitais no blockchain. As empresas agora irão aproveitar essas qualidades transparentes e à prova de violação para criar uma variedade de novos aplicativos descentralizados (DApps).

Como o padrão está no blockchain público Ethereum, torna-se relativamente fácil para as empresas criar seus DApps experimentais. Isso pode melhorar a experimentação com DApps, bem como facilitar a troca barata de informações no blockchain Ethereum.

O futuro é brilhante com tokens não fungíveis, pois podemos construir com essas novas ferramentas e padrões. Como os tokens não fungíveis têm essa exclusividade para armazenar informações em vez de valor, há uma oportunidade de criar provas de identidade ou certificados digitais exclusivos no blockchain, e isso vem com a opção de armazenar dados confidenciais dentro ou fora da cadeia.

Há grandes perspectivas de armazenamento de registros seguros e à prova de violação de nascimentos, títulos de propriedade, qualificações acadêmicas e muito mais, onde nenhuma autoridade central ou olhos curiosos possam ter acesso. Há também a oportunidade de implantar as características de não fungibilidade para revolucionar e interromper aplicativos de blockchain, como em votação e eleições para eliminar fraudes e transformar a democracia.

A experiência do cliente é outra área em que os tokens não fungíveis podem ter valor actual. Os clientes podem usá-los para gerenciar diretamente a troca de seus dados por produtos e serviços.

O principal é que as empresas podem aprimorar a capacidade do blockchain de produzir tokens não fungíveis, em vez de criptomoedas, para inovação.


Ejiofor Francis é um especialista em RP de TI / blockchain e escritor com mais de seis anos de experiência em visitor running a blog. Ele ajuda as empresas a criar conteúdo de primeira linha que gera ótimos resultados. Você possui um weblog de criptografia / blockchain? Quer dizer oi? Contate-me aqui.

Verifique as últimas manchetes no HodlX

Siga-nos no Twitter o Fb Telegrama

Confira os últimos anúncios da indústria

Isenção de responsabilidade: As opiniões expressas no The Every day Hodl não são conselhos de investimento. Os investidores devem fazer a devida diligência antes de fazer qualquer investimento de alto risco em Bitcoin, criptomoeda ou ativos digitais. Informamos que suas transferências e negociações são por sua própria conta e risco, e quaisquer perdas que você possa incorrer são de sua responsabilidade. O Every day Hodl não recomenda a compra ou venda de quaisquer criptomoedas ou ativos digitais, nem é o The Every day Hodl um consultor de investimentos. Observe que o The Every day Hodl participa do advertising de afiliados.

Imagem em destaque: Shutterstock / Tithi Luadthong





By way of

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *